top of page

O SUSTO.

Sétimo espetáculo da Definitiva Cia. de Teatro “Exercício de Atuação N º 2 – O SUSTO” estreou em agosto de 2023 no Teatro II do SESC Tijuca, através do Edital SESC Pulsar.

 

Este projeto dá continuidade às celebrações de 15 anos da Definitiva Cia. de Teatro e é seu segundo “Exercício de atuação”, metodologia de trabalho que se concentra na presença do ator e no jogo como dispositivos de criação cênica.

 

O SUSTO mergulha nas temáticas do luto e da passagem do tempo a partir da vivencia coletiva da pandemia. Contudo, o faz de maneira leve e de modo a celebrar a vida.

 

Esta montagem, primeiro solo realizado pela Cia., é uma resposta ao ápice da pandemia, quando o Brasil enfrentava uma média diária de 3.000 mortes. No período de isolamento, ao presenciar seu filho aprendendo a correr na mesma casa em que seu pai caminhava com dificuldades devido à idade, Tamires iniciou um projeto artístico sobre a passagem do tempo. No entanto, com a perda de seu pai para a COVID-19, a investigação ganhou um novo foco ao abordar o luto compartilhado em meio a uma das maiores tragédias coletivas do país. Antes da peça, a atriz desenvolveu e apresentou duas criações: a cena "Registro.doc" no Festival YoniArte em 2020 e a cena radiofônica "Registro de um susto", selecionada no Edital de Esquetes Teatrais FUNARJ/Roquete Pinto 2022.

O espetáculo transcende a experiência pessoal da atriz e propõe uma reflexão sobre diferentes formas de lidar com a efemeridade da vida e as diversas situações de perda. Em uma sucessão de cenas-contos, a peça intercala cenas profundamente pessoais com momentos fabulares, convidando o público a acompanhar acontecimentos íntimos da atriz, ao mesmo tempo em que apresenta situações e personagens distantes de sua realidade. A jornada atinge seu ápice em uma cena-conto festiva, um gurufim, um velório concebido como uma ode.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO:

Ago 2023 - Teatro II (temporada) - SESC TIJUCA

PROJETO DO ESPETÁCULO
O SUSTO - arte - Aloysio Araripe (baixa).jpg

Foto: Aloysio Araripe

FICHA TÉCNICA:

Idealização e atuação TAMIRES NASCIMENTO

Dramaturgia LIVS

Direção JEFFERSON ALMEIDA

Direção Musical RENATO FRAZÃO

Direção de Movimento LARISSA LANDIM

Direção de arte TAISA MAGALHÃES

Iluminação LIVS

Assistência de direção cênica e musical PEDRO IVO MAIA

Preparação de elenco DANIEL CHAGAS

Preparação vocal VERÔNICA MACHADO

Visagismo PAULA SHOLL

Artistas-colaboradores BETHO GUEDES JOÃO VITOR NOVAES

MARCELO DE PAULA e PAULA SHOLL

Programação visual DAVI PALMEIRA (A4_)

Fotos ALOYSIO ARARIPE

Vídeo COITÉ PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Direção de Produção TAMIRES NASCIMENTO (TEM DENDÊ! PRODUÇÕES)

bottom of page