top of page

a hora da estrela.

"A hora da estrela" é o último romance lançado em vida por Clarice Lispector – escritora brasileira (embora, nascida na Ucrânia), considerada pela crítica especializada uma das escritoras mais importantes do século XX. Sua obra é objeto de estudo nos mais variados níveis de ensino pela sua capacidade de transpor para a escrita questões profundamente filosóficas. A montagem da Definitiva Cia. de Teatro de “A hora da estrela”, por exemplo, é objeto de estudo do mestrando Felipe Castro, no campo da tradução intersemiótica, na Universidade Livre de Lisboa.

 

O romance ganha os palcos em encenação habilidosa da Definitiva Cia. de Teatro, experimentando a metalinguagem proposta por Clarice - na figura de um narrador-escritor, Rodrigo S.M - para pensar também a criação da escrita cênica do grupo.

A Definitiva Cia. de Teatro é um coletivo dedicado à produção artística e ao desenvolvimento de uma linguagem que pesquisa a relação entre a música e a cena no fato teatral, fazendo conviver essas duas manifestações artísticas de forma indissolúvel, buscando aquilo que o grupo chama de cena-música. “A hora da estrela” segue a trilha dessa pesquisa, em uma montagem que desmonta o romance e o próprio teatro num jogo metalinguístico

 

"É um livro que fala sobre o trabalho do autor. Esse desnudamento do mistério da escrita através da própria escrita nos impactou enquanto estética. E é isso que tentamos também fazer: revelar os aspectos da construção teatral através do ato de construir” - diz Jefferson, adaptador e diretor.


 

Dividindo-se entre a figura do complexo narrador-personagem e as personagens criadas por ele para contar a saga de Macabéa - alagoana franzina de 19 anos “virgem e inócua” - os oito atores dão conta de uma encenação calcada em jogos de criação. Através dessa investigação estética, são partilhados com o público os caminhos trilhados para a realização do espetáculo.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO:

2023| OUTUBRO Circulação - Edital SESC Pulsar | SESC São Gonçalo, SESC  SESC São João de Meriti, SESC Barra Mansa, Teatro SESC Rosinha de Valença, SESC Nova Iguaçu, SESC Ramos

2019 | DEZEMBRO Temporada | Teatro Gláucio Gill | Rio de Janeiro | RJ

 

2017 | JANEIRO Temporada | Teatro Sesc Tijuca | Rio de Janeiro | R

A HORA DA ESTRELA - CHICO LIMA.jpg

Foto: Chico Lima

FICHA TÉCNICA:

Do original de Clarice Lispector – A hora da Estrela

Adaptação: Jefferson Almeida e Tamires Nascimento

Direção: Jefferson Almeida

Elenco: Daniel Chagas, Jefferson Almeida, João Vitor Novaes, Livs,

Marcelo de Paula, Paula Sholl, Pedro Mondeine e Tamires Nascimento.

Direção musical: Renato Frazão

Assistência de direção: Tamires Nascimento

Preparação de atores: Daniel Chagas

Tap e colaboração: Clara Equi

Cenografia: Taísa Magalhães

Figurinos: Arlete Rua e Thaís Boulanger

Iluminação: Livs

Assistente de iluminação: Luiz Paulo Barreto

Técnico e operador de som: Lucas Campelo

Microfonista: Ananda Amenta

Projeto gráfico: A4 (Davi Palmeira)

Direção de produção: Tem Dendê! Produções - Tamires Nascimento

Produção executiva: Desejo Produções – Dani Carvalho

Realização: Definitiva Cia. de Teatro e Tem Dendê! Produções

PROJETO DO ESPETÁCULO
bottom of page