calabar - em concerto.

A Definitiva Cia. de Teatro desenvolve, desde 2008, uma pesquisa profícua acerca da relação entre a música e a cena teatral. Nascida na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) sob o nome “Cia. Provisória”, seu primeiro objeto de pesquisa resultou na montagem do espetáculo Calabar – o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, que circulou pelo estado do Rio de Janeiro e São Paulo. 


CALABAR - EM CONCERTO é uma visita da Definitiva Cia. de Teatro ao seu espetáculo de estreia. Fundamentalmente guiado pelas músicas, é uma espécie de recital teatralizado no qual, através de interferências de textos, perpassamos momentos cruciais da narrativa política da história escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra. 


A peça faz um balanço da História do Brasil – mais claramente, da historiografia – a partir da história de Calabar, o mestiço que lutou ao lado dos holandeses contra Portugal, quando da invasão holandesa ao Brasil, no século XVII. Através dessa figura contraditória, questiona os imbatíveis títulos de “herói” e “traidor” que o tempo e os vitoriosos deram a gente como Mathias de Albuquerque, Antônio Felipe Camarão, Henrique Dias – tidos como heróis da nossa História, Sebastião do Souto e Calabar.


A história da peça se passa no século XVII e foi escrita em 1973. Ao remonta-la em 2018 podemos ver sua atualidade cristalina nos mostrando que não é de hoje que nossa história é escrita através de traição, delação, corrupção.


Voltar o olhar para esse texto e essas músicas foi a maneira da Definitiva Cia. de Teatro comemorar seus 10 anos de contínua atuação.

Foto: Guylherme Oliveira

FICHA TÉCNICA:

 

Adaptação : Jefferson Almeida, Marcelo de Paula, Tamires Nascimento
Direção: 
Jefferson Almeida
Direção musical: 
Renato Frazão
Direção de arte: 
Taísa Magalhães


ELENCO
Jefferson Almeida
João Vitor Novaes
Livs Ataíde
Marcelo de Paula,
Paula Sholl
Renato Frazão
Tamires Nascimento


Iluminação: Livs Ataíde

Projeto gráfico: A4_ - Davi Palmeira
Consultoria em História: Rodrigo Caldas
Produção: Tem Dendê! Produções
Realização: Definitiva Cia de Teatro

HISTÓRICO:

 

2018 | JUNHO
2º Semana Nacional de Arquivos | Arquivo Nacional | Rio de Janeiro | RJ


2018 | AGOSTO
Temporada | Teatro Sala Espelho da Baden Powell| Rio de Janeiro | RJ

© 2017 por Davi Palmeira

CALABAR - foto Guylherme Oliveira 4